Deixa eu me apresentar

Gabriela Camargo, prazer.

Olá! Sou redatora publicitária desde 2006, com experiência no desenvolvimento de conteúdo para campanhas de publicidade, endomarketing, mídias sociais, marketing direto e PDV. Sou formada em Comunicação Social, com habilitação em Publicidade e Propaganda pela UFRJ.

Também tenho experiência em coordenação de projeto e planejamento estratégico. Trabalhei em agências de propaganda e marketing em São Paulo e no Rio de Janeiro. Durante este período desenvolvi trabalhos para empresas como FedEx, Filippo Berio, Pizza Hut, Ibmec, Clínica Acallanto, Editora Abril etc.

Alguns trabalhos presentes neste portfólio apresentam partes de difícil leitura. Caso queira saber mais sobre as peças, entre em contato. Terei satisfação de apresentar mais detalhes em uma conversa.

Eu escrevo

Redação

Frases curtas ou longas, para vender, informar ou emocionar. O foco do meu trabalho é dar voz às ideias para que marcas e pessoas possam literalmente falar com seus públicos. E o mais importante, que o público queira ouvir cada vez mais.

Roteiros

Para filmes, sites ou apresentações. Contar histórias com recursos audiovisuais é uma forma de impactar pessoas, dando personalidade para seus produtos e serviços. Bons roteiros atraem a atenção para o que você precisa e eu posso te ajudar com isso.

Social

De um jeito ou de outro, estamos todos conectados. E você quer que as pessoas se conectem com as suas ideias, não é mesmo? Mídias sociais, estratégias de e-mail marketing, SEO, blogs e muito mais para planejar e construir um relacionamento com seu público.

PORTFÓLIO

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Acallanto

Mídias Sociais e Comunicação Institucional

Os trabalhos que envolvem a área da saúde são desafiadores, pois é um setor com regulamentação rigorosa. Quando se trata de cuidados paliativos o desafio é ainda maior, uma vez que é um cuidado dirigido a pacientes crônicos.

Por ser um assunto pouco conhecido e muito delicado, precisei desenvolver um tom de voz carinhoso e otimista, que envolvesse os diferentes públicos em todos os momentos. Fui responsável, entre outras coisas, por eventos, ações integradas de mídias sociais, disparos de e-mail marketing e criação de material informativo para o público interno.

Accenture

Planejamento Criativo e Eventos

A empresa global de consultoria de gestão já tem uma linguagem corporativa muito bem definida. No entanto, esta identidade global precisava ser adaptada ao estilo local para falar com os colaboradores brasileiros.

Para a Accenture do Brasil contribui no desenvolvimento de campanhas, dirigidas principalmente ao público interno, que engajaram para o voluntariado e a sustentabilidade, conseguindo resultados surpreendentes.

Brookfield

Comunicação Online e Roteiro

A Brookfield Incorporações é uma das maiores empresas do mercado imobiliário brasileiro, tendo entregado mais de 86 mil imóveis. O setor é muito competitivo e exige que as incorporadoras encontrem formas cada vez mais inovadoras de se aproximarem de seus públicos.

Para ampliar o relacionamento com seus clientes, foi desenvolvido o site “Organize sua mudança”. Fui responsável pela pesquisa e redação de todo o conteúdo.

O site funcionava como um aplicativo calendário em que a partir da entrada de algumas informações relativas à mudança, seria criado um cronograma com as principais atividades práticas que precisariam ser realizadas.

Editora Abril

Comunicação B2B

Apesar da Editora Abril ser uma empresa que dispensa apresentações, é notório o esforço necessário das equipes comerciais para manter as publicações rentáveis.

Meus trabalhos foram exatamente no sentido de criar ferramentas para a equipe de vendas conquistarem anunciantes para publicações e apoiadores para eventos. Desenvolvi apresentações, books e kits de vendas.

Fedex Envie e Ouça

Ação Promocional e Comunicação Online

A FedEx é uma empresa de transportes de alcance global, mas por ser uma marca internacional é considerada cara por pessoas e empresas, antes mesmo da cotação.

Para incentivar que os clientes em potencial fizessem suas cotações e passassem a usar os serviços FedEx, planejei e redigi a promoção Envie e Ouça, em que cada envio era revertido em créditos para serem trocados por músicas de suas preferências.

Fedex Treinamentos

Roteiros e Treinamento Corporativo

As remessas realizadas para fora do Brasil exigem uma série de documentos e procedimentos que podem deixar qualquer um confuso e causar atrasos nos negócios. O mesmo acontece nas importações.

Para ajudar os clientes da FedEx a prepararem seus envios, criei roteiros para uma série de vídeos que aborda as principais questões sobre importação e exportação.

Os vídeos contaram com a consultoria do Prof. Dr. Nelson Ludovico e estão disponíveis no link abaixo.

Confira a série

Filippo Berio

Ação Promocional e Mídias Sociais

A Filippo Berio é uma marca italiana de azeite de oliva com mais de 150 de história. Apesar de ser líder de mercado nos Estados Unidos e na Inglaterra, é pouco conhecida no Brasil, de modo que desejava aumentar sua presença no mercado nacional.

Uma das formas propostas para aumentar o share da marca foi a realização de uma promoção, que teve a duração de seis meses. Fui responsável pela direção criativa e pelo planejamento das ações.

Ancorada principalmente nas redes sociais, a promoção “Leve o sabor da Itália para sua casa” conquistou grande engajamento do público-alvo, superando todas as expectativas de adesão e participação.

Confira o post animado

Ibmec Viva Barra

Planejamento Criativo e Roteiros

Com mais de 40 de existência, o Ibmec é uma das instituições de ensino mais tradicionais do país. Hoje está presente em Brasília, Belo Horizonte e Rio de Janeiro, com unidades próprias, e no Brasil todo, com os cursos a distância.

Para o lançamento da unidade Barra da Tijuca, no Rio de Janeiro, foi feito um planejamento criativo com múltiplas ações. Ajudei a planejar e coordenar a equipe criativa e fui responsável por todo o conteúdo da campanha, da estrutura dos sites e aplicativos aos textos publicitários.

As ações envolveram o desenvolvimento de uma mídia social própria para os moradores da Barra da Tijuca, a participação na Cow Parade no Rio de Janeiro e até o uso de realidade aumentada para antecipar a todos como seriam as instalações do novo campus.

Veja o vídeo

iPL

Comunicação Institucional e Eventos

O Institudo de Performance e Liderança (iPL) é uma escola de negócios com foco no treinamento e desenvolvimento de executivos dentro das organizações.

Apesar de ser bem conceituada entre os RHs das grandes organizações onde atua, a escola é pouco conhecida do público em geral. Meu trabalho no iPL envolveu o desenvolvimento de uma identidade e tom de voz, que permeassem todos os materiais da escola como os folderes e sites institucionais que foram criados.

Para o iPL também traduzi e elaborei cases no estilo Harvard, fiz sugestões de pauta e contribui na organização de eventos.

Confira o folder completo Acesse o site EMBA-HR

Lavazza Espression

PDV e Mídias Sociais

A forte tradição italiana na produção do autêntico café expresso é a alma da Lavazza Espression. A rede de cafeterias, que está presente em grandes cidades ao redor do mundo, precisava se adequar ao paladar brasileiro.

O lançamento da marca no Brasil foi planejado em conjunto com o escritório italiano, segundo os valores internacionais da marca. Fui responsável pela estratégia digital, com ações no Facebook e conteúdo adaptado para site e e-mail marketing. Também fui responsável pelos materiais de ponto de venda.

Petrobras

Comunicação Institucional e Planejamento de Eventos

Empresa emblemática no Brasil, a Petrobras exige uma comunicação com alto poder de persuasão na hora de engajar seu público interno.

As campanhas de endomarketing desenvolvidas para o RH da petroleira falavam com colaboradores de todas as regiões do país. Para a organização criei campanhas que estimularam a redução de custos e o consumo consciente de recursos, colaborei no planejamento de eventos para gerentes e elaborei material de recepção para novos funcionários.

Pizza Hut

PDV e Planejamento Criativo

A Pizza Hut é uma rede de fast-food com identidade muito bem definida. Sua comunicação jovem e descontraída precisava ganhar um acento brasileiro, com campanhas que refletissem o estilo de vida local.

Em 2008, a rede apresentou o desafio de criar uma campanha para ser veiculada durante os Jogos Olímpicos sem, no entanto, fazer alusão aos mesmos por motivos legais. A solução foi a campanha promocional com o mote “Volta ao Mundo” que efetivamente trouxe um clima de Olimpíadas para os restaurantes, sem infringir nenhuma regulamentação.

Além do planejamento criativo, fui responsável por todos os textos e pela mecânica da promoção.